Agora é a oportunidade do varejo


A Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014 estão chegando e os varejistas devem se estruturar em tecnologia e inovação, além de investir na facilidade das operações financeiras e no atendimento à grande demanda por serviços.

Segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), a Copa do Mundo de 2014 vai gerar um total de R$ 142 bilhões adicionais para o Brasil nos próximos anos. A estimativa é que sejam gerados 3,63 milhões de empregos, aumentando a renda da população em R$ 63,48 bilhões até 2014. Para nós varejistas as noticias são ainda mais positivas e o consumo será crescente até o mundial, porém, é necessário que nós supermercadistas entendemos essa demanda e, principalmente, atualizarmos em capacitação da nossa equipe e a formação tecnologica.

Ainda temos varejistas que não possuem computadores (cerca de 27%) e dos 83% que o possuem, apenas 67% utilizam um software integrado de gestão de negócios (retaguarda e controles). Portanto, se analisar o mercado atual em profundidade é notório o quanto os varejistas necessitam de preparo.

Sabemos que a custo de pressão o varejista já está em fase de transformação para se adequar as necessidades do “big brother do varejo” (sped fiscal) e, a partir daí, talvez colher frutos que um campeonato como esse trará para empresários e todos os brasileiros.

Temos que entender que toda sociedade vai se beneficiar continuamente com os investimentos feitos até lá. Com a pressão do sped fiscal, até 2014 os profissionais do varejo terão mais espírito empreendedor e a capacidade de adaptarem-se as novas tendências de mercado, além é claro, de contar com apoio conjunto de empresas como a nossa.

Caros varejistas, para os próximos quatro anos, o crescimento brasileiro será cada vez mais representativo e você não pode ficar fora desta oportunidade. Baseado em estudos do Ministério do Turismo sobre o Turismo no Brasil entre 2011 e 2014, elaborado pelas principais entidades e lideranças do setor nacional, o turismo se consolidará como produto de consumo, projetando a geração de 2 milhões de empregos formais e informais de 2010 a 2014. Se tem emprego, tem dinheiro e conseqüentemente consumo no mercado.

Apenas com base nestes dados é possível cogitar de forma realista um crescimento mínimo de 12% nos anos subseqüentes. Não se trata de futurologia, mas de dados reais. Pessoas que até então se encontravam desempregadas ou sem perspectiva, agora estão tendo condições de consumir como nunca, como é o caso das classes D e C, em especial ainda, a C, que tem sido a grande propulsora da atual situação econômica no Brasil.

Diante deste cenário, entra a importância de criar controles e capacitação dos profissionais do varejo, permitindo assim que as lojas estejam preparadas para receber os clientes potenciais dessa nova era. Lembre-se que não importa se a sua loja esta ligada diretamente aos interesses da nova temporada de turismo e futebol porque a economia vai gerar muitos bons resultados.

Adeque já a sua loja ao que realmente o cliente busca, além da melhoria do atendimento, da construção de vínculos que permitam estreitar e manter relacionamentos - componente fundamental para o sucesso das empresas, pois este é o verdadeiro diferencial que um supermercadista pode apresentar, e um atendimento onde o cliente sinta que é único.

Outro investimento fundamental para sua loja é na automação comercial sob medida, que deve ser priorizada, uma vez que a proposta é agilizar a forma segura de todas as relações de negócios entre os diversos setores da economia. O objetivo é oferecer agilidade e diminuição de custos de operação. Porém, lembro que de nada adianta se sua equipe não esta capacitada para implementar o sistema de controles que agiliza a produção, atendimento se esquecendo da gestão do negocio, dos índices de vendas, margens de lucro, produtos a serem mais explorados, entre outros fatores para gerir o comércio e ter controle efetivo da sua loja.

Se tudo correr conforme o Ministério da Fazenda prevê, as arrecadações baterão recordes ano a ano, a diminuição de concorrência desleal cairá a números ímpios, a estabilização econômica e o número de desemprego e inadimplência em baixa permitirá aos lojistas criarem crediários próprios, aumentando as receitas em longo prazo e fortalecendo-as financeiramente. Enfim, teremos alcançado a era de ouro do varejo. No que se refere a este conceito, teremos evoluções podendo sonhar em um país de primeiro mundo.

Embora muitos lojistas ainda acreditem que 2014 esteja longe, nós devemos começar a nos atualizar o mais rápido possível, pois a oportunidade é agora e muito rápida. Dependendo da necessidade da sua empresa, do tamanho, do numero de profissionais, um projeto deste pode levar até quinze meses para se adequar as necessidades do mercado e já estaremos no ano de 2012. Lembro ainda que não existe milagre, é uma questão de medir quanto tempo falta para chegar a 2014! Ou vamos mais uma vez deixar a oportunidade passar por nós?

Ederson Varejo

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