Vamos parar de perder!!!



Muitos perguntam: o que devemos fazer para diminuir nossas perdas, e a resposta não é muito fácil, diante de sua complexidade e de tantas incertezas que o próprio varejista comete em conhecer seus números.

Então qual a metodologia que devemos aplicar ao combate as perdas?

Existem diversas metodologias, mas criamos o SIDIH. Um método baseado em estudos e aplicação prática que vivemos realizando e aperfeiçoando ao longo dos anos e consistem em algumas etapas:

1° etapa “S” - A primeira dela é a sensibilização da equipe onde devemos elaborar e implementar o planejamento da empresa ao combate as perdas, mostrando a necessidade, as vantagens e o papel de cada um.

2° etapa “ I ” - A segunda etapa é a identificação dos fatores chaves para o sucesso do combate. Assim para introduzir a idéia de prevenção das perdas é necessário inserir planilhas de acompanhamento de diferenças de estoques em todos os setores. Exemplo: “Como controle de diferenças de estoques, rastreando todas as diferenças da loja.”

3° etapa "D” - Nesta terceira etapa é a definição dos objetivos, onde listamos os desígnios a serem alcançados pela nossa empresa. Estes deverão ser qualitativos e quantificados, realísticos e desafiadores quando referirem-se nas nossas perdas, dentro do período previsto do planejamento. Devemos perguntar:

a) O que devemos fazer?
b) Como devemos combater nossas quebras?
c) Quais meios devem ser escolhidos?
d) Qual a responsabilidade social que devemos ter?

4° etapa “I” - Esta é a quarta etapa onde se elabora as estratégias aplicadas que deve ser considerada todas já abordada até aqui, caso o contrário não poderá haver harmonia.

É precisamente neste momento que temos Implementar as estratégias desenvolvendo um relatório detalhado do que foi planejado e distribuído aos responsáveis pelos objetivos:

O que?
Qual ação vai ser desenvolvida?
Como?
Como a ação vai ser implementada (passos da ação)?
Quem faz?
Quem será o responsável pela sua implantação?
Quando?
Quando a ação será realizada?
Quem cobra?
Quem será responsável por monitorar a implantação da ação?
Indice de avaliação?
O que esperamos? Forma de avaliação e monitoramento da ação.

5° etapa “H” - Como muitos já sabem, uma boa parte das perdas dos produtos não é causada por fatos de natureza criminal. A estratificação das prováveis causas das quebras aponta que mais de 40% delas relacionada à ineficiência operacional ou da nossa gestão, que pode ocorrer em vários setores de nossa empresa.
Por isso devemos dá inserção a ultima etapa deste conceito que é Hidratar todo projeto já instalado. Seria como voltar ao ponto inicial e aplicar o SIDIH novamente.
Para terminar entenda se a sua equipe vai bem, em conseqüência ocorrem os resultados positivos, logo a satisfação do proprietário e como resultado o seu crescimento profissional.

Crie apoio a sua equipe de agentes sem tirar suas responsabilidades. Ao oferecer apoio é necessário ter cuidado para você não se tornar o responsável pelo trabalho exercido pela pessoa. Pode-se demonstrar seu apoio oferecendo estímulo, colocando-se a disposição para ajudar e eliminar possíveis barreiras, mas jamais realizar a tarefa pela pessoa.

Ederson Varejo
ederson@evarejo.com
www.evarejo.com

Um comentário:

Ederson Varejo disse...

Eta vamos parar de perder